terça-feira, 26 de agosto de 2008

"Difficult Conversations"...

Ontem houve uma situação... servia perfeitamente como exemplo nestes três tipos de “difficult conversations”...
- A Conversação “o que Aconteceu?". A maioria das conversações difíceis envolve discordância sobre o que aconteceu ou o que deveria ter acontecido. Quem disse isso e quem fez aquilo? Quem está certo, quem quis dizer que, e quem é culpado? Quem lutou contra ambos assuntos, em voz alta ou interiormente? A situação precisa ser reanalisada? Quem está a tentar intimidar quem? Quem deveria ter assumido o erro?
- A Conversação de Sentimentos. Toda conversação difícil também pergunta e responde perguntas sobre sentimentos. Os meus sentimentos são válidos? Apropriados? Eu deveria reconhecer ou os deveria negar, deveria colocá-los na mesa ou os deveria reanalisar? O que faço eu sobre os sentimentos da outra pessoa? O que faço se eles estiverem aborrecidos ou feridos? Alguns pensamentos são cobertos de lixo com sentimentos. Por exemplo, "isto é o obrigado que eu recebo?! " são sinais que magoam e enfurecem, e "eu estou debaixo de uma tremenda pressão" revela ansiedade. Estes sentimentos não são endereçados diretamente a alguém numa conversação, mas eles, de qualquer maneira, saem cá de dentro.
- A Conversação de Identidade. Esta é a conversação que cada um de nós tem connosco mesmos sobre o que esta situação significa para nós. Nós administramos um debate interno à volta de se somos competentes ou incompetentes, se somos uma pessoa boa ou ruim, se somos merecedores de amor ou desamor. Que impacto poderia ter na nossa própria imagem e auto-estima, no nosso futuro e nosso bem-estar? As nossas respostas para estas perguntas determinam em grande parte se nós nos sentimos "equilibrados" durante a conversação, ou se nos sentimos “abstraídos” e ansiosos. Em algumas conversações, alguém está a lutar com o senso que viu ser incompetente, o que faz com que se sinta menos equilibrado. E o outro está a tentar saber se o outro agiu de forma totalmente insensata.

Nenhum comentário: