quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Tábua e os Pregos

Nem sempre temos presente que as agressões de palavras são por vezes mais dolorosas e graves que agressões físicas. E que deixam cicatrizes na pessoa magoada ou ferida.

“Havia um rapazinho de temperamento áspero, que se irritava e magoava as pessoas com palavras de má criação.
Seu pai, desgostoso, quis mostrar ao filho as consequências desse temperamento irritável. Deu-lhe um saco de pregos e uma tábua lisa e ordenou-lhe que sempre que tivesse uma atitude de impaciência, pregasse um prego naquela tábua.
O rapazinho começou então a executar o que o pai determinara. Pregou um prego, dois pregos, três pregos, até que chegou a pregar 30 pregos num dia.
Verificou que a sua irritação era grande. Começou a controlar-se, a dominar o seu mau génio, e a pregar menos pregos até ao dia em que não pregou prego nenhum, porque não foi grosseiro com ninguém.
Falou com o pai, mostrando-lhe a sua satisfação por ter conseguido corrigir aquele defeito. O pai mandou-o arrancar todos os pregos e trazer-lhe em seguida a tábua. E disse: Filho, vê como a tábua está marcada pelos pregos. Nunca mais será uma tábua como era antes.
Quando feres as pessoas com tuas palavras agressivas, machucas as pessoas, como os pregos na tábua. Podes pedir mil vezes desculpa e perdão, mas as cicatrizes ficam. Há palavras que ferem mais profundamente que algumas agressões físicas...”

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi minha tia tinha um livro co esses contos so que roubaram queria saber se vc sabe o nome do livro com esse e outros contos

Kitana disse...

"Anônimo" o título do livro é "O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua" de Manuel Alegre. A minha edição já é a 3ª. Não sei quantas existem no total.