terça-feira, 13 de maio de 2008

Prática#1 - É Tudo Invenção

Para vos ser sincera, fui obrigada a ler este livro (A Arte das Possibilidades – Rosamund & Benjamin Zander) pela minha Coacher... e agora não consigo parar de falar dele, de escrever sobre ele, inclusive de tentar aplicá-lo no meu quotidiano.
Abriu os meus olhos e coração para as possibilidades que existem fora da caixa onde eu tenho vivido e, felizmente, nunca mais serei a mesma...trouxe-me um mundo que antes era invisível para mim, e apontou para novas possibilidades de transformar a identidade.


- Uma fábrica de calçados enviou dois dos seus representantes de vendas para uma região na África a fim de pesquisar a viabilidade de expansão de seu negócio. De um deles retornou o seguinte telegrama:

SITUAÇÃO SEM PERSPECTIVA PT NINGUÉM USA SAPATOS

O outro escreveu triunfante,

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS FANTÁSTICA PT ELES NÃO TÊM SAPATOS

Para o especialista em mercado que não vê os sapatos, tudo indica a falta de perspectiva. Para o seu colega, as mesmas condições revelam uma abundância de possibilidades. Cada um dos representantes percebeu o cenário segundo o seu ponto de vista; cada um deles retornou com uma história diferente. De facto, tudo na vida nos chega em forma de narrativa; é uma história que contamos.
As raízes desse fenómeno são mais profundas do que somente atitude ou personalidade.

O mundo se apresenta a nós classificado e empacotado, substancialmente enriquecido pela cultura na qual vivemos, pelo aprendizado e pelo sentido que formamos durante o curso de nossas jornadas individuais.

“É tudo invenção”, isto significa que “Tudo é inventado, em todos os sentidos; sendo assim, deveríamos inventar uma história ou cenário de significados que melhorasse nossa qualidade de vida e a dos que nos rodeiam”.

Nenhum comentário: