sábado, 5 de janeiro de 2008

E assim aconteceu o Natal...

E aqui está de novo o Natal. Logo de manhã, a correria as lojas na tentativa de se comprar os últimos presentes... Os presentes que fomos deixando para o fim porque tudo o que encontrávamos não era bem o que gostaríamos de oferecer àquela pessoa e por isso, fomos deixando para amanhã e para amanhã...
E depois de se enfrentar o habitual trânsito infernal, finalmente chega-se a casa e pouco tempo depois começam-se os preparativos para a noite tão esperada.
A grande festa da meia-noite, uma noite com os amigos, o reencontro da família dispersa pelo país ou pelo mundo são rituais renovados todos os anos.

À entrada da porta uma coroa festiva saúda quem entra. Lá dentro, reina grande alarido. Na cozinha, pela porta entreaberta, escapam aromas deliciosos que despertam os sentidos. Na sala, dão-se os retoques na mesa decorada sem excessos. No centro da mesa um ramo de azevinho dourado e velas vermelhas dão o toque final.
Muito dourado e vermelho, laços, bolas e velas fazem parte da tradição que conquista todos os espaços da nossa festa de Natal. Mais do que isso, é aquela alegria especial presente nos preparativos, na escolha dos enfeites, na selecção dos pratos para a ceia ou para o almoço do dia 25, nos engenhosos pacotes e na pesquisa que constituiu a lista de presentes. Nos mínimos detalhes, uma subtil e marcante demonstração de amor e carinho.

Este é o momento mais esperado pelas crianças – abrir as prendas. É tanta euforia, papéis a serem rasgados e espalhados pela sala, abraços e risos de felicidade. “Pai olha, o que a Tia me deu!”; “Eu estava a desconfiar...”; “...obrigada, gostei muito...” Tudo isto faz parte da festa de Natal...

No entanto, a festa é efémera, só perdurará na nossa memória... as fotos e filmagens serão as testemunhas... Este é o espírito que recriamos todos os anos, de uma forma diferente, mas em Família.



Natal 2007

3 comentários:

jotaeme disse...

Olá:Parabéns pelo teu Natal! è na verdade ume festa especial!E descreveste-o bem!
Também te desejo um bom ano 2008!
Voltarei a visitar o teu espaço!
Jorge madureira

Anônimo disse...

Mas que abuso é este de virem postar comentários antes mesmo de mim, a este blog, falta de respeito :P ( língua de fora) hehe.

Só vim dizer isto por enquanto, KItana.

Muitos beijinhos de maça e canela.

Anônimo disse...

Aí, Princesa!!! Fizeste-me lembrar do Natal da minha infância... dá saudades e vontade de te abraçar.
Que este espírito permaneça em nós durante todo o Ano.